Estive a blog-ó-passear, e no
reunião-de-pais, escreveu-se sobre os diferentes métodos do bebé aprender a dormir sózinho.
Escrevo do meu caso, a Beatriz nunca foi uma menina de dormir muito, nem mesmo quando era recém nascida, em que as pessoas perguntavam se dormia muito e ao qual eu respondia que não, para admiração (indignação) de muitos.
O facto é que a B. estava o dia quase todo acordada, dormindo apenas um soninho de meia hora, um de manhã e outro à tarde. A noite, sempre acordou de 3 em 3 horas para beber o seu leitinho. Se por acaso, tivesse eu pretensões de não lho dar, abria o berreiro. Um dia, já cansada, achei por bem não lhe dar o leite áquela hora, tentando espaçar as horas de intervalo, (como alguns especialistas indicam), pois é... . começou a chorar, fiocu de tal forma descontrolada que vomitou. Na altura disse, para mim não... nem que eu não durma o resto da vida, mas não vou sacrificar a Beatriz de forma tão deshumana. Tem de aprender a dormir? Será naturalmente. Deixar a chorar, sózinha, triste e abandonada!!! só para que adormeça de exaustão... não me parece de todo humano.
Cheguei a falar com a pediatra, pedindo-lhe conselho... confrontando-a com ás técnicas aconselhadas por alguns especialistas do sono, disse-me muito simples e friamente: «eles dizem isso porque não é na casa deles, nem com os filhos deles ... (...) deixe as coisas correrem, o que vai fazer? naturalmente ela vai deixando»
Lembro-me que por volta dos 9 meses tentei atrasar um biberon, mexi-lhe no relógio biológico de tal maneira que começou a acordar de hora a hora. Levou mais de uma semana a regularizar e a voltar ás 3 horas.
Já tinha 18 meses e ainda bebia um biberon ás 23, outro ás 02.30, outro ás 05.30 e um outro de manhã quando acordasse.
Por volta dos 19/20 meses, naturalmente começou a adormecer com um biberon, e a pedir o segundo por volta das 05.30h/06.00h... nada mau!
Quanto ao sono, com a entrada para o infantário, começou a querer dormir mais cedo, deita-se ás 21.30.. ás 22.00 está a dormir.
A natureza naturalmente encarrega-se de dar à mãe e ao pai uma noite mais tranquila, sim !!!